Notícia de 23/12/2014
As cidades são o principal foco de contaminação para o meio ambiente. Além de sofrerem com o crescimento descontrolado, fato que ocasiona uma série de outros problemas como: falta de saneamento básico, meios de transportes públicos, criminalidade entre outros. Por outro lado há cidades que parecem ser tiradas de um livro, pois são modernas, eficientes, ecológicas e representam um polo econômico importante. A seguir mostraremos as cinco cidades mais sustentáveis do mundo que servem de inspiração para tantas outras cidades.
1. Reykjavik (Islândia)
Os 95% de sua energia vem da matriz geotérmica. Os vulcões que caracterizam essa zona do planeta não são um problema e sim aliado. A natureza é a que contribui com o progresso, a iluminação e o funcionamento de seus charmosos edifícios.
2. Vancouver (Canadá)
Há 200 parques a disposição de seus cidadãos e uma sólida consciência ecológica dos desperdícios graças as infraestruturas para o manejo de resíduos que fazem ser a cidade mais limpa do Canadá e a segunda mais limpa da união Americana. Também conta com um complexo altamente eficiente.
3. Melbourne (Australia)
O Melbourne Shuttle Skybus Super é um meio de transporte publico que gera níveis mínimos de CO, tanto que muitos veículos privados, inclusive os aviões estão mudando para este sistema.
4. Copenhague (Dinamarca)
Conta com um dos níveis mais baixos de emissão de CO no mundo, por causa de 1/3 dos ciclistas, que tem como um único transporte urbano, a bicicleta. Politicas que beneficiam a esta atividade tem a chave do seu êxito, como por exemplo a obrigatoriedade de instalação de telhados verdes nas novas edificações. Se espera que para 2015 os 50% de seus habitantes podem adicionar a cultura de andar de bicicleta.
5. San Francisco (EUA)
Segundo a evolução do Economist Intelligence Unit, San Francisco teve as melhores qualificações em transporte, água, energia e qualidade do ar. De fato ganhou de Vancouver, o título da cidade mais limpa da União Americana.
Fonte: Sustentarqui