Meio Ambiente e Construção

Notícia de 9/11/2017

 

O Brasil descarta anualmente pelo menos 450 mil toneladas de pneus, o equivalente a cerca de 90 milhões de unidades. Quando o descarte é feito de forma errada (em lixões, depósitos, quintais de casas e outros lugares improvisados, como beiras de rios e matas), os pneus se tornam grave problema ambiental. 

 

 

Eles demoram, em média, 600 anos para se decomporem na natureza e podem, inclusive, se tornar criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, da Zika e da Chikungunya. Sem falar que eles são altamente poluentes. Quando queimado, o pneu libera monóxido de carbono e dióxido de enxofre. 

 

 

No entanto, uma solução simples, mas eficiente, pode mudar completamente essa realidade: transformar a borracha dos pneus em asfalto. O reaproveitamento de pneus inservíveis (ou seja, aqueles que a vida útil chegou ao fim) pode trazer economia e resolver um enorme passivo ambiental.

Conhecido como asfalto borracha, a tecnologia já existe no Estados Unidos, na Europa e em Portugal desde 1960, mas por conta de problemas com patentes só começou a ser visto aqui no Brasil em 2001.

 

 

Mas como isso funciona?

A logística reversa, ou seja, o recolhimento de pneus inservíveis e a destinação correta fica a cargo da Reciclanip – entidade que reúne os maiores fabricantes de pneumáticos do Brasil. A prática da logística reversa é obrigatória em razão da Resolução CONAMA Nº 416/2009. Por isso, é importante que os proprietários sempre deixem os pneus velhos em pontos que recebam esse tipo de material, como lojas especializadas.

Os pneus inservíveis são coletados e levados para as empresas de reciclagem. Seleciona-se o material nobre do pneu para produção do asfalto-borracha. Desse material, saem os polímeros. O que sobra é utilizado para alimentar os fornos. Os polímeros são transformados em pó de borracha que é adicionado a mistura com o asfalto comum, para fabricação do asfalto borracha.

 

Para a produção de cada quilômetro do asfalto ecológico são necessários 600 pneus, com um custo 30% maior. Mas os benefícios são maiores! Melhoria das propriedades do asfalto comum, aumentando a durabilidade do pavimento em até 40%. Além da resistência e diminuição de custos de manutenção, a adição da borracha aumenta a aderência, o que ajuda a evitar derrapagens e reduz o spray causado pelos pneus em dias de chuva, garantindo estradas mais seguras.

 

Fonte: Autossustentável 

 

50 respostas

  1. Hey I know this is off topic but I was wondering if you knew of any widgets I could add to my blog that automatically tweet
    my newest twitter updates. I’ve been looking for a plug-in like
    this for quite some time and was hoping maybe you would have some experience with something like this.
    Please let me know if you run into anything.
    I truly enjoy reading your blog and I look forward to your new updates.

  2. Hey there! I realize this is sort of off-topic however I needed to ask.
    Does running a well-established website such as yours take a massive amount work?

    I am brand new to writing a blog however I do write in my diary on a daily
    basis. I’d like to start a blog so I can easily share
    my experience and thoughts online. Please let me know if you have
    any kind of recommendations or tips for brand new
    aspiring blog owners. Thankyou!

  3. I would like to thank you for the efforts you have put in penning this site.
    I am hoping to view the same high-grade blog posts from
    you later on as well. In truth, your creative writing abilities has
    encouraged me to get my own website now 😉

  4. I think that what you posted was very reasonable.

    However, what about this? what if you composed
    a catchier title? I am not suggesting your information is not solid,
    however suppose you added a post title to maybe grab people’s attention? I
    mean Asfalto Ecológico – ótimos benefícios – Meio Ambiente
    e Construção is a little boring. You ought to glance at Yahoo’s
    home page and note how they create post titles to get viewers to click.
    You might add a related video or a picture or two
    to grab people excited about everything’ve got to say. In my
    opinion, it could bring your website a little livelier.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *