Notícia de 29/5/2017
Economia colaborativa – confira os principais aplicativos que estão revolucionando a forma como os consumidores se relacionam
A economia colaborativa permite que pessoas compartilhem, troquem, comprem e vendam produtos, serviços e experiências facilmente, através das ferramentas tecnológicas hoje disponíveis. Aplicativos, sites e redes sociais possibilitam esta forma de interação, que muitos apontam ser uma avenida para o futuro do capitalismo. O modelo não é uma tendência p/ o futuro, é uma realidade atual, já é amplamente adotado em várias partes do mundo.
Fleety
O Fleety é a primeira empresa do Brasil a viabilizar o compartilhamento de veículos entre pessoas. Com o serviço, o usuário pode utilizar diferentes tipos de carros, adequados a situações específicas, sem precisar comprar os veículos. Pros proprietários, essa é uma ótima maneira de fazer um dinheiro extra, ainda mais se o automóvel costuma ficar parado na garagem.
DogHero
Muitas pessoas que vivem com cachorros precisam achar um lugar pra deixar o animal quando vão sair de casa por longos períodos de tempo, principalmente em uma viagem. Os hotéis para cães muitas vezes deixam a desejar, seja na estrutura ou no afeto que o pet está acostumado a ter em casa. É aí que entra o DogHero, uma alternativa mais humanizada que conta com “anfitriões” licenciados e que realmente amam cuidar de bichos.
Vayable
O Vayable é recomendado pra viajantes que desejam explorar o local visitado com a companhia de residentes, que geralmente conhecem a cidade com um olhar diferente dos guias tradicionais. Os moradores que decidem ser guias são recompensados em dinheiro, mas o valor é baixo, tornando o passeio vantajoso para ambas as partes.
Tem Açúcar
O Tem Açúcar é uma plataforma de compartilhamento de objetos e utensílios domésticos entre vizinhos ou simplesmente pessoas que moram perto. Com o app os usuários conseguem economizar, incentivando também a sustentabilidade, já que deixam de comprar mais produtos, o que implica em menos lixo produzido. Além disso, o app promove a interação e o senso de coletividade entre as pessoas.
Airbnb
Este site, que também conta com um aplicativo, é ideal pra viajantes que buscam hospedagem e pessoas que queiram alugar espaços sobrando em suas casas. Os primeiros se beneficiam com a possibilidade de ficar em uma residência, não um hotel, durante a viagem e os donos dos imóveis conseguem faturar uma grana extra com o aluguel do espaço antes inutilizado.
Kickstarter
Maior plataforma de financiamento coletivo do mundo, o Kickstarter promove iniciativas de interesse em comum por meio do investimento direto daqueles que desejam a realização de um projeto. Em outras palavras, quando muitas pessoas querem que algo seja concretizado (um disco novo de seu artista preferido, por exemplo), elas podem optar por contribuir financeiramente pra que o projeto seja viabilizado. Neste caso, artista e fãs saem ganhando.
Landshare
Através do Landshare, pessoas que desejam plantar conseguem entrar em contato com proprietários de terras inativas, mas que querem aproveitá-las de alguma maneira. É mais um exemplo de relação que gera ganho pra ambos os lados. Ao se juntarem, todos os envolvidos decidem como vão plantar e de que forma a produção será distribuída.
Skillshare
O Skillshare é uma ferramenta de aprendizado diferenciado, que oferece cursos online ministrados por profissionais de diferentes áreas. A ideia é trazer conhecimentos práticos de mercado, da “vida real”, distanciando-se assim do padrão acadêmico. A possibilidade de interação dos alunos nas aulas é o que garante o aprendizado.
Enjoei
Wikipedia
Apesar de já ser velha conhecida de quase qualquer pessoa online, a Wikipedia não poderia ficar de fora dessa. Afinal, colaboração e compartilhamento são o núcleo desta plataforma. Todo o conteúdo é produzido, editado e atualizado em tempo real pelos próprios usuários. É o poder da produção de informação nas suas mãos.
Fonte: MSN