Meio Ambiente e Construção

Notícia de 27/12/2016

 

Dar visibilidade aos pedestres — os usuários mais vulneráveis do espaço público — e, assim, aumentar a segurança viária é o objetivo dessa nova faixa de pedestres inaugurada no final de novembro na cidade de Brummen, Países Baixos.

Projetado pelo escritório holandês Lighted Zebra Crossing e entregue gratuitamente ao município, esta faixa de pedestres torna mais visíveis as pessoas, sobretudo à noite, quando não há luz natural. Cada ima das faixas brancas paralelas conta com placas de luz que permanecem sempre acesas, e não apenas quando há pessoas trafegando.

Além disso, a localização das luzes faz com que essa faixa não se torne um elemento de distração para os condutores, como poderia acontecer com pilares luminosos, mas, pelo contrário, mantém a atenção visual dos condutores na calçada.

Os testes foram realizados ao longo de 12 meses, no entanto, a ideia nasceu há alguns anos com a intenção de aumentar a segurança dos pedestres. De acordo com o diretor da companhia, Henk Peters, os lugares que deveriam receber essas novas faixas são as chamadas “zonas de risco”, que correspondem aos arredores de escolas, hospitais e locais onde há concentração de idosos.

A instalação dessa faixa foi pensada para dois tipos de calçada, tanto de paralelepípedo como de asfalto. No caso do primeiro tipo, as luzes são protegidas por uma estrutura de aço, enquanto que na segunda, podem ser instaladas diretamente sobre a pavimentação.

Veja, a seguir, a faixa de pedestres em funcionamento:
 
 

 

Fonte: Archdaily 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *